Inbound e Outbound – O que é ?

Inbound

Em que posso ajudar? Essa é a frase do Inbound Marketing, estratégia de crescimento de Vendas que consiste em atrair o consumidor que está buscando informações sobre produtos e serviços como o da sua empresa.

Em outras palavras, o inbound é uma estratégia focada em atrair, converter, relacionar e fidelizar o cliente atraído pela mensagem de sua empresa. A partir daí, é hora de apresentar suas soluções e transformar o potencial cliente, em comprador.

O objetivo do Inbound é atrair pessoas que realmente tem a ver com seu negócio, oferecendo informações de qualidade nos mais diversos meios de comunicação disponíveis na Internet.

Para que o relacionamento com o cliente dê certo, é fundamental investir em conteúdo. O consumidor tem que encontrar informações úteis, interessantes, que prendam sua atenção e, o mais importante, que ajudem na decisão de compra.

Também é preciso acompanhar de perto os resultados que esses meios de comunicação estão obtendo para manter, ou atualizar a estratégia de atuação, bem como tornar o trabalho mais eficiente e prático.

Outbound

Veja o que tenho para oferecer.Essa é a frase do Outbound. Com esta ferramenta, a empresa divulga e leva seus produtos e serviços ao consumidor, ativamente.

O telemarketing, o folheto distribuído no farol, o estande em um evento, o comercial da TV e do rádio, o anúncio nas redes sociais, o link patrocinado no Google e no Facebook, entre outras ações, formam a estratégia de Marketing Outbound.

Para o sucesso do seu negócio, é preciso incluir os meios de comunicação que estão na Internet, como site, página na rede social, anúncio em buscadores e muito mais.

Com esse processo de prospecção, os leads, possíveis clientes, são abordados de forma ativa e toda a ação é direcionada para consumidores com o perfil ideal para sua empresa, que deve estar preparada para receber o cliente, inclui-lo no Funil de Vendas, ajudando-o em todo o processo de compra, até o final com qualidade e satisfação, o que garante seu retorno.

O ideal é que a estratégia outbound seja feita em conjunto com outras, como o inbound. É importante também que seu negócio seja fácil de encontrar na Internet e que as informações sobre seus produtos e serviços sejam claras, completas, consistentes e simples. E é fundamental que, ao chegar à empresa, o cliente encontre uma equipe de Marketing e Vendas preparada para atender todas as suas necessidades.